• Branvier

Lugares que usam inteligência artificial e você nem sabia!

A criação de um novo mundo com a IA, conheça um pouco mais sobre as maravilhas desenvolvidas com essa ferramenta na área da saúde.


A revolução das máquinas chegou!


Calma, não precisa sair correndo desesperado anunciando que os iPods estão escravizando a humanidade <Ice Cream of Margie (with the Light Blue Hair), Simpsons, Ep. 385>. Muitos cenários com as máquinas dominando o mundo já foram apresentados nos filmes, séries e livros. Até certo ponto eles estavam certos, as máquinas possuem um poder computacional impressionante, capaz de superar com tranquilidade a capacidade humana de analisar e coletar informações, mas diferente do que visualizamos nos filmes, elas não são nossa inimigas e sim nossas aliadas na vida real para inovar de forma cada vez mais rápida.


Iniciaremos uma série de artigos para falar e apresentar um mundo completamente novo, que está sendo construído com a ajuda da IA. Hoje, destacamos algumas iniciativas que já estão, atualmente, mudando paradigmas e desafiando o senso comum.


A Inteligência Artificial é, essencialmente, uma forma de programação capaz de aprender e se adaptar ao meio em que é inserida e por isso tem um grande potencial de ajudar a resolver os problemas que nos cercam. Por exemplo, na área da saúde, vemos cada vez mais soluções que monitoram os usuários, analisam resultados e emitem diagnósticos mais rápidos, permitindo que os profissionais entendam e tratem os pacientes de maneira mais rápida, precisa, embasada, entre outros benefícios.


O Google é uma das empresas mais admiradas mundialmente, por sua ambição e coragem em arriscar e inovar. Em sua constante busca por aplicações voltadas para a saúde e bem estar humano, anunciou em 2020 que seus pesquisadores tornaram realidade a possibilidade de se treinar uma IA capaz de detectar câncer de mama com mais precisão que médicos especialistas.


Em parceria com diversos hospitais e universidades, além de estudos financiados pela companhia, pesquisadores do Google Health (Parte do Google dedicada a pesquisas na área de saúde) treinaram uma IA com 91 mil mamografias de mulheres dos Estados Unidos e Reino Unido durante dois anos e então, para validar o treinamento, compararam mais de 29 mil mamografias a partir de um conjunto de dados coletados, obtendo um valor menor de falsos positivos e negativos, além de 11,5% mais acurácia quando comparada com médicos individualmente. Isso torna a ferramenta uma excelente ajuda para que possam detectar de forma rápida cânceres de difícil diagnóstico.


Como na prática, em muitos países, os profissionais analisam os resultados em conjunto, esta IA vem para, segundo os pesquisadores do Google, somar esforços e servir de apoio ao diagnóstico dos especialistas. Nos últimos anos, o Google tem treinado IA para detectar doenças como retinopatia diabética (complicação do diabetes que afeta os olhos) e doenças cardíacas, além de analisar dados sobre a progressão da esclerose múltipla.

Essa é apenas uma das muitas iniciativas da empresa na área da saúde, que nos mostram um ambiente animador em rápido desenvolvimento, estima-se que grandes benefícios possam aparecer nos próximos 10 a 20 anos.


E por falar no mundo e suas diferentes oportunidades em inovação, a Branvier se posiciona como uma Software House que utiliza IA como o seu motor de inovação, desenvolvendo hoje sua primeira aplicação voltada diretamente para a área da saúde. O Pose tem como objetivo oferecer uma ferramenta inteligente, ágil e acessível. Voltada para profissionais que atuam em análise postural, a solução está em estágio de validação com profissionais e parceiros da área.


Esperamos que você acompanhe nossa série de artigos sobre o tema e aprenda junto conosco esse novo mundo que está se construindo diante de nossos olhos.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo