• Branvier

Smartwatch: Conheça os benefícios dos relógios inteligentes para saúde.

Atualizado: Jan 28


Pessoa usando um smartwatch
Saiba mais sobre esse acessório que veio para ficar!

Eles estão entre nós, cada vez menores e com mais funcionalidades. É inegável que os eletrônicos vestíveis estão cada vez mais caindo no gosto popular, seja como um acessório de moda ou como um aparelho capaz de coletar uma série de informações do usuário, focadas em saúde e bem estar.

Os aparelhos celulares hoje são peças fundamentais no dia-a-dia de todos, trabalhando como pequenos computadores de bolso, carregam milhões de aplicativos que processam, tratam e coletam informações dos usuários. Com pessoas cada vez mais conectadas com sua saúde, monitorar e acompanhar informações diariamente caíram no gosto popular e transformam acessórios antes apenas de moda, como os relógios, em peças fundamentais para coleta de informações.

Hoje vamos listar alguns benefícios entregues através de smartwatches, smartbands e outros aparelhos voltados para o segmento de monitoramento da saúde.



Sensores aprimorados e cada vez mais precisos


Nos últimos anos vemos um crescimento no número de aparelhos presentes no mercado, com diferentes opções disponíveis aos usuários, vemos cada vez mais as fabricantes apostando em novos sensores que permitem não só precisão nas informações, mas também novas combinações e insights para quem está utilizando os aparelhos. Detecção do nível de oxigênio no sangue, monitorar o stress do usuário e acompanhar as rotinas de notificações e música, são funções que complementam monitoramentos chave como batimentos cardíacos e quantidades de passos.



Acompanhamento de rotinas ligadas a Esporte e Saúde


Com novos sensores, baterias aprimoradas e processadores cada vez melhores, esses aparelhos se tornam peças fundamentais durante as atividades físicas. Hoje o pareamento com os smartphones e a utilização de inteligência artificial nesses dispositivos não só acompanham como mapeiam e cruzam informações para entender a rotina do usuário e indicar atividades físicas de acordo com seus hábitos.

E justamente por terem o poder de nos acompanhar diariamente, coletando e unificando informações, que esses aparelhos estão cada vez mais se tornando protagonistas em nossa rotina de cuidados com a saúde e ajudando a salvar vidas.

No dia 23 de abril de 2020, o Centro de Comunicações do Departamento de Polícia da cidade de Chandler recebeu uma chamada de voz informando que um usuário do Apple Watch havia caído. Esse caso se torna ainda mais interessante, pois junto ao alerta, informações exatas de latitude e longitude do usuário puderam ser compartilhadas, o que facilitou com o que o usuário pudesse ser encontrado. Essa atividade só foi possível graças à funcionalidade de detecção de quedas implementada a partir do Apple Watch 4, que ao detectar a queda repentina de um usuário, passa a vibrar o aparelho e tocar um forte alarme, caso o usuário não realize uma ação, o dispositivo com uso de inteligência artificial e sensores coleta as informações do aparelho e envia imediatamente para a equipe de emergência local.



Os smartwatches e o Pose

A Branvier se posiciona como uma Software House que utiliza IA como o seu motor de inovação, desenvolvendo hoje sua primeira aplicação voltada diretamente para a área da saúde. O Pose tem como objetivo oferecer uma ferramenta inteligente, ágil e acessível. Voltada para profissionais que atuam em análise postural, a solução está em estágio de validação com profissionais e parceiros da área. Assim como os Smartwatches que coletam informações e utilizam IA para auxiliar a rotina do usuário, o pose vem como uma aplicação que pretende facilitar o acompanhamento da postura do usuário não só por profissionais de saúde, mas também pelo usuário que o utiliza.

Esperamos que você acompanhe nossa série de artigos sobre o tema e aprenda junto conosco esse novo mundo que está se construindo diante de nossos olhos com o uso de tecnologia, com foco em IA.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo